13º CECUT define nova direção com paridade de gênero

O 13º Congresso Estadual da CUT Paraná (CECUT) será lembrado pela paridade na direção executiva e estadual da Central. A nova gestão foi eleita por aclamação pelos mais de 400 delegados que representavam mais de 600 mil trabalhadores em suas bases.O evento aconteceo do dia 26 a 28 de junho.

A nova gestão, que comandará os rumos da central nos próximos quatro anos, é formada por 50% de homens e 50% de mulheres tanto na instância executiva quanto na estadual, que forma uma direção ampliada.

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão e Região integrou a nova Direção representando o ramo do comércio.

 

Debates – Durante a plenária final também realizado o debate do texto base que será encaminhado com as contribuições do Paraná para o Congresso Nacional da CUT, que será realizado em São Paulo no mês de outubro, no qual a presidente do SECFB representára a entidade. A conjuntura estadual também foi alvo de discussões para traçar os desafios e prioridades neste próximo período.

 

A luta contra o PL das terceirizações, o ajuste fiscal e outras medidas de austeridade, o fortalecimento de um projeto econômico que privilegie o emprego e o estado de bem-estar social foram destaques no debate nacional. Mas temas específicos também não foram esquecidos, como a defesa da Petrobrás, do Pré-Sal e do emprego, como no caso específico dos bancários do HSBC que passam por momentos de incerteza frente as negociações de venda da instituição financeira.

No caso do Paraná, o enfrentamento ao governo neoliberal de Beto Richa com suas políticas de arrocho aos trabalhadores dominaram o debate da plenária final. Os casos de corrupção na receita estadual também foram enfatizados.

Juceli Pacífico enfatizou a importância do SECFB estar na luta e nos debates das instâncias da Central Única dos Trabalhadores.

 

Fonte: cutpr e Assessoria

 

Legenda da Foto: A diretora da Secretaria geral do SECFB Orlandina Resende, a presidente Juceli Pacífico e a diretora da Secretaria da Mulher Nair Toniello