Seminário Sindical dos Comerciários do Paraná
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão e Região, representado pela assessora jurídica da entidade Marinez Ferreira, participou do Seminário Sindical dos Comerciários do Paraná, realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Guaratuba/PR.
O Seminário contou com a presença do Dr. Desembargador Aramis de Souza Silveira, Procurador Chefe do MPT Dr. Gláucio Araújo de Oliveira, Advogados da Federação do Comércio do Estado do Paraná Dr. Ivo Celli Neto e Roberto Barranco, e ainda o Presidente da Federação Dr. Vicente da Silva.
Vicente da Silva – Presidente da FECEP recebeu os participantes do encontro falando sobre o movimento sindical: “O movimento sindical precisa se reestruturar, temos que regulamentar a nós mesmos, ampliando nosso trabalho e oferecendo o melhor aos trabalhadores”.
O Dr. Stanley Gacek – Diretor Adjunto da Organização Internacional do Trabalho – OIT ministrou o tema: “ A Interferência do Poder Público em cláusula convencional que assegure o custeio da entidade sindical pelo trabalhador atenta contra os princípios do direito de organização e de negociação coletiva, assegurado pela convenção n.º 98 da OIT, aprovada pelo Brasil?”
Dr. Hudson Marcelo da Silva – Advogado especialista em Direto Sindical e Direito Processual falou sobre as “Perspectivas da relação capital e trabalho no mundo moderno”. “O movimento sindical brasileiro, mesmo com a sua estrutura tão prejudicada, contempla uma liberdade sindical bastante razoável e plena”, afirmou Hudson.
Para finalizar o dia de palestras, Dr. Gláucio Araújo de Oliveira – Procurador‐Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, palestrou sobre o tema: “Na conceituação da Constituição Federal, a quem compete a sustentabilidade financeira do sistema sindical confederativo profissional? Qual o alcance do conceito de categoria profissional?”
Fonte e Foto: Comunicação FECEP e Assessoria