1º de maio – Dia do Trabalhador

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão e Região saúda e parabeniza a todos(as) os/as trabalhadores(as) do comércio neste data em que se comemora e se faz memória da histórica luta dos trabalhadores por condições dignas de trabalho e de vida. Uma luta que se mostra ainda necessária em nossos dias. Feliz dia do trabalhador.

Vamos conhecer um pouco sobre a história deste dia
Em 1892 ocorreu a primeira comemoração do dia 1° de Maio em praça pública no Brasil em Porto Alegre, um ano depois da Segunda Internacional Socialista decidir que seria um dia de luta em todos os países. Sua origem está na luta da classe operária pela redução da jornada de trabalho. No século XIX, início do século XX, era de 16, 14, 12 horas de trabalho diárias. Sem direito a descanso remunerado, sem direito a férias, aposentadoria, seguro acidente ou seguro doença.
Os trabalhadores norte-americanos, aprovaram, então, a realização de uma grande greve geral pela jornada de oito horas. Como diziam eles, sem distinção de sexo, ofício ou idade. E marcaram a data de 1° de maio de 1886. A greve se iniciou na data marcada, se estendeu a mais de cinco mil fábricas e a cerca de 240 mil trabalhadores. Em muitos lugares os patrões cederam, reduziram a jornada de trabalho. Em outros, houve grandes confrontos e mortes de grandes líderes. Chicago Times, por exemplo, dizia: “A prisão e o trabalho forçado, são a única solução para a questão social, o melhor alimento para os grevistas será o chumbo”.
Em 1891, a II Internacional Socialista, aprovou no Congresso de Bruxelas que no dia 1° de Maio haveria demonstração única para todos os trabalhadores, de todos os países, com caráter de afirmação de luta de classes e reivindicação de oito horas de trabalho. Em os primeiros de maio que se seguiram houve greves, manifestações, choques com a polícia, e não era feriado.
Isto levou a uma situação em que as próprias elites burguesas decidiram que o melhor caminho seria tirar este caráter de luta, revolucionário, do 1° de Maio. E procuraram, nos diversos países, transformar em feriado que denominaram Dia do Trabalho e, desta forma, procurar que estas mobilizações que se davam com grande combatividade fossem transformadas em meras festas.
1° de Maio não é apenas e simplesmente o dia do trabalho, um feriado festivo, onde patrões e operários confraternizam. Mas, o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores.